quarta-feira, 1 de junho de 2011

Analisar as políticas sociais como medida de redução da violência na cidade de Salvador

A política social é uma política derivada das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, onde o Estado é responsável a garantir às camadas populares, o cumprimento dos direitos sociais que ele mesmo impôs através das chamadas normas jurídicas. As políticas sociais presentes na sociedade, tem se colocado como política fundamental para o bem estar dos cidadãos, havendo o controle sobre as necessidades sociais consideradas básicas. Além disso, também, é motivo de reivindicações de diversos movimentos sociais espalhados pelo mundo.
As políticas destinadas ao atendimento das necessidades básicas principalmente da população mais pobre, conhecidas também por políticas sociais, não chegaram a ocupar papel de destaque nos planos de governo e nas questões orçamentárias em nenhum momento da história, e, por isso, se torna uma das principais preocupações de toda a sociedade. Para que estas políticas sociais se tornem objeto de diminuição da violência urbana, será necessário muito empenho, já que o fracasso de sucessivos projetos do governo em reverter o fenômeno, acaba alimentando processos de fragmentação social.

" O discurso mais conservador defende o endurecimento das normas
penais, a ampliação numérica e em severidade do cárcere e o embrutecimento ainda maior das Polícias. O discurso mais progressista liga diretamente a violência aos problemas sociais e entende que esta «desaparecerá» na medida em que estes problemas forem resolvidos —uma visão que não responde ao problema concreto da violência, transferindo sua solução para daqui a muitos anos, e que ignora outras causas deste fenômeno.” (GUIMARÃES, 2011)

Sabemos que a violência urbana é um mal que atinge a todos de maneira abrupta, em especial aos cidadãos das camadas populares, como pode ser analisado na cidade de Salvador. Por isso, é de extrema necessidade que tanto o governo, quanto a população, trabalhe juntos na tentativa de conter o número de mortes e de pessoas envolvidas no crime. Tanto às Instituições policiais, judiciais e penitenciárias, quanto os cidadãos, se aliados às ações de cunho social, urbanístico, cultural e comunitário, farão um trabalho educacional, possibilitando o alcance de todos e assim, uma efetiva melhoria na sociedade.




REFERÊNCIAS 
    1. MARIA MACHADO, Ednéia. POLÍTICA E POLÍTICA SOCIAL. http://www.ssrevista.uel.br/c_v3n1_politica.htm
    2. GUIMARÃES, Luciana. Segurança cidadã, organização e estratégias de ação política das ong´s de direitos humanos. http://www.observatoriomercosur.org.uy/libro/seguranca_cidada_organizacao_e_estrategias_de_acao_politica_das_ong_de_direitos_humanos_10.php

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário