quarta-feira, 1 de junho de 2011

Entender o que significa Segurança Pública, e quais as suas responsabilidades perante as camadas populares de Salvador

Segurança pública não deve ser somente tratada como medidas de vigilância e repressão, mas como método integrado envolvendo utensílio de prevenção, justiça, coação, defesa dos direitos  sociais e de saúde.  A segurança pública se inicia pela prevenção e conclusão na reparação do dano, no tratamento das causas e na reintegração na sociedade do autor do ato repressivo.  A segurança pública é dever do estado e da sociedade. Ela deve sempre zelar pela tranqüilidade e bem estar de toda à População.
 A organização da segurança pública é composta por quatro sistemas: o Sistema Policial; o Ministério Público (Estadual e Federal); o Poder Judiciário; e, o Sistema Penitenciário. São eles os responsáveis pelo apoio à população, focados na utilização de componentes preventivos, repressivos, judiciais, de saúde e sociais, tendo como responsabilidade a motivação de trabalhos de prevenção junto às camadas populares nas cidades de todo o país, neste caso específico, a cidade de Salvador. Não adianta atuações pontuais e com utilização de força policial, pois só gera mais insegurança e distanciamento por parte das camadas populares. Por isso, deve haver atuação diária nas comunidades, atingindo todas as faixas etárias da população.
As camadas populares esperam esta aproximação entre o Estado e a sociedade, de modo a surgir atuações positivas, podendo incorporar atividades nos centros comunitários, igrejas, escolas, grêmios esportivos entre outros, já que estamos na era da comunicação, onde todos os meios devem ser utilizados para aproximar os órgãos Governamentais da população, principalmente as mais carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário